- É terapia para as gestantes?
Não, não é! O Pré-natal psicológico pode ter como consequência algum efeito terapêutico pelo processo de reflexão que surge, mas não é esse o objetivo principal.
O Pré-natal Psicológico vai auxiliar na preparação e na construção da sua maternidade, não vai aprofundar em demandas específicas do seu psiquísmo. São intervenções diferentes e complementares.
Se você está em busca de apoio para algum sofrimento emocional é indicado que busque psicoterapia. Se esse for o caso, me avise e conversamos mais.
Não é um curso de gestantes.
Os cursos geralmente possuem apenas caráter informativo. O Pré-natal Psicológico possui caráter psicoeducativo. Ou seja, trazemos informações, orientações e proporcionamos reflexão e ressignificação dos temas abordados.
- É indicado para todas as gestantes?
Sim, todas podem participar! Como particularidade do meu trabalho, faço uma avaliação individual antes de iniciar qualquer intervenção para verificar se é a mais adequada para a demanda de cada mulher e família. Às vezes, alguma demanda emocional precisa ser cuidada antes e tudo bem, cuidamos e seguimos.
- Precisa estar em tratamento psicológico ou ter alguma questão de sofrimento mental?
Não, o Pré-natal Psicológico é aberto para todas as mulheres. O trabalho é de prevenção, todas as mulheres que possuem algum sofrimento psicológico são muito bem vindas, mas o objetivo principal é trabalhar antes do adoecimento.
- É um substituto ao Pré-natal tradicional/ginecológico?
Não! O Pré-natal Psicológico é complementar ao Pré-natal ginecológico. No Pré-natal Psicológico abordamos aspectos da fisiologia sim, mas de maneira reflexiva e com o objetivo de reforçar o papel ativo da mulher e sua família no processo de gestar, parir e criar filhos. Ao profissional da psicologia não compete o acompanhamento clínico da gestação.